Saúde & Transformação Social / Health & Social Change

S&TS/H&SC é um periódico trimestral editorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC). 

Pretende ser um veículo de publicação de trabalhos científicos oriundos de pesquisa qualitativa de relevância e de compromisso com a transformação da sociedade em áreas da saúde e afins. O simbolo utilizado no logotipo refere-se a uma superfície de uma única face - a despeito da aparência. Suas propriedades foram estudadas pelo matemático alemão August Ferdinand Moebius, recebendo seu nome. O caminho sobre uma das faces aparentes leva necessariamente a outra - havendo uma única face, portanto.

Atualmente encontra-se classificada no Qualis da CAPES (2013) como B1 na área de Planejamento Urbano e regional/Demografia, e B4 em Saúde Coletiva, Enfermagem, Psicologia, Sociologia, Odontologia, Interdisiciplinar, Ensino e Ciências Ambientais.


Imagem para capa da revista

v. 5, n. 3 (2014)

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
Clarissa Mendonça Corradi-Webster i-ii

Pesquisa, Teoria e Metodologia

A Investigação Apreciativa como tecnologia para a pesquisa em Saúde Coletiva PDF/A
Luana Gabriele Nilson, Dalvan Antônio de Campos, Rodrigo Otávio Moretti Pires 01-09
Tecnologia em arteterapia para à saúde de pessoas com cancer de mama PDF/A
Maria Glória Dittrich, Karla Simoni da Silva Espíndola 10-19
Reflexões sobre a Necessidade do Cuidado Humanizado ao Idoso e ao familiar Cuidador PDF/A
Kelly Maciel Silva, Silvia Maria de Azevedo dos Santos, Ana Izabel Jatobá de Souza 20-24

Artigos originais

Egressos do curso de odontologia: representações sociais de uma experiência extramuros. PDF/A
Alexandre Fávero Bulgarelli, Gabriela Lociolento Sanches, Wilson Mestriner Júnior, Soraya Fernandes Mestriner 25-33
Percepção, Conhecimento E Habilidades De Cuidadores Em Saúde Bucal De Idosos Acamados PDF/A
Keila Cristina Rausch Pereira, Fernando Santos Guimarães, Monica Teresa Ruocco Alcauza, Dalvan Antonio de Campos, Rodrigo Otávio Moretti-Pires 34-41
Comunicação no Processo Educativo Desenvolvido pelos Enfermeiros: As Tecnologias de Saúde em Análise PDF/A
Italla Maira Pinheiro Bezerra, MARIA DE FÁTIMA Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Anailza Sousa Duarte, Elciane Alves Pereira Costa, Jennifer Ferreira de Lima Antão 42-48
Grupo de Educação em Saúde e as Transformações de suas vidas PDF/A
Natasha Evelly Heberle, Rubia Mara Giachini Kessler, Nathana Maria Lima Carpes 49-53
O aborto no Brasil em debate: polêmicas e contradições envolvendo um caso de violência sexual na infância PDF/A
Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima, Marta Verdi, Kathie Njaine 54-62
Sentidos e dificuldades de práticas curriculares de humanização. PDF/A
Paula Zeni 63-74

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas

Revisão Integrativa da Cartografia na Produção de Pesquisas em Enfermagem no Brasil PDF/A
Pamela Lamarca Pigozi, Rosimeire Angela Queiroz Soares, Karen Roberta Steagall Bigatto, Sara Giubilei Santos, Livia Giubilei Santos, Ana Lúcia Machado 75-82
Grupo como tecnologia assistencial para o trabalho em enfermagem na saúde coletiva PDF/A
Charline Beatrice Ritter, Marines Aires, Adriana Rotoli, José Luís Guedes dos Santos 83-90
O Programa Bolsa Família no contexto da segurança alimentar e nutricional no Brasil PDF/A
Sra Flávia Monteiro, Dra Suely Schmidt 91-97

Experiências Transformadoras

Pergunta que eu respondo: as drogas na perspectiva de jovens estudantes PDF/A
Taís Verônica Cardoso Vernaglia, Paula Vanessa Peclat Flores 98-104
Evolução da Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal no Brasil (1999 a 2004) PDF/A
Adriana Maria de Oliveira, Wellington Mendonça de Amorim, Daniela Barboza Felizardo 105-112
Práticas educativas com mototaxistas: um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem PDF/A
Alexandra do Nascimento Cassiano, Isabelle Campos de Azevedo, Quintila Garcia Santos, Luana Dantas Vale, Joaquim Batista de Araújo Neto, Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Roberta Kaliny de Souza Costa 113-117
A Comunicação como Importante Ferramenta nas Orientações em uma Unidade de Hemodiálise: um estudo reflexivo" PDF/A
Adriana Maria de Oliveira, Enedina Soares 118-123
Literatura em multimídia educativa: construção de um recurso pedagógico para o ensino da enfermagem psiquiátrica PDF/A
Samuel Barroso Rodrigues, Nadja Cristiane Lappann Botti 124-127

Instruções aos autores

Instruções aos colaboradores PDF/A
  128-134


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, ISSN 2178-7085, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.