Construção Coletiva de um Curso Sobre Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV
Resumo
O curso Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV estrutura sua produção e oferta por meio de parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS Brasil), o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que se unem para colaborar com a eliminação da Transmissão Vertical destas patologias no território nacional. Sua matriz curricular foi elaborada para divulgação de modelos matriciais, nos quais diferentes níveis de atenção à saúde participam de distintos pontos da linha de cuidado. Objetivo: Descrever a construção, oferta e avaliação dos participantes de um curso autoinstrucional para profissionais de nível superior da área de saúde, sobre Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, Hepatites Virais e HIV. Método: Trata-se de um relato de experiência com base nas vivências do processo de construção, produção e avaliação de um curso na modalidade da educação a distância. Os dados preliminares sobre sua oferta contemplam uma abordagem quantitativa e qualitativa em relação a percepção dos participantes no que se refere à modalidade e ao modelo do curso. Resultados e Considerações: A parceria estabelecida para a construção do projeto pedagógico do curso e da base de conteúdos, que envolveu a Coordenação dos órgãos parceiros, uma equipe de profissionais médicos e enfermeiros e uma equipe pedagógica, foi extremamente profícua, resultando em um material generoso em seu conteúdo e na diversidade de recursos pedagógicos, que já demonstra avaliações positivas em seus resultados iniciais. A oferta do curso teve início em abril de 2022 e permanecerá com inscrições abertas durante 12 meses, nesta primeira turma. Estima-se que 10.000 profissionais de todo o Brasil tenham acesso ao curso. Espera-se analisar a ampliação de conhecimentos na temática abordada, bem como a percepção dos profissionais em relação à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no cotidiano do atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas