Educação Permanente em Saúde no SUS: Evasão em um Programa de Qualificação Profissional a Distância em Atenção Domiciliar
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as taxas de evasão e o perfil dos evadidos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância, discutindo os motivos da evasão, sua relação com o contexto da educação permanente no SUS e estratégias para sua mitigação. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de abordagem mista, com coleta de dados primários via questionários online, entrevistas semiestruturadas e dados secundários de bancos de domínio público. Foi realizada análise descritiva e analítica por meio da triangulação de dados. As taxas de conclusão atingidas nos cursos avaliados variaram de 7,6% a 82,9%, com grande heterogeneidade mesmo dentre aqueles da mesma modalidade. Os principais motivos da evasão foram a dificuldade na organização do tempo para os estudos e dificuldade em conciliar estudo e trabalho. Destaca-se a falta de apoio institucional para a realização dos cursos, além disto, os alunos evadidos sugerem estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar na permanência nos cursos, como contato constante, flexibilização em avaliações e encontros presenciais e o reagendamento de atividades perdidas.
Palavras-chave: Evasão escolar, Educação a distância, Educação permanente, Serviços de assistência domiciliar.
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