Experiência da formação da tutoria EAD em Curso de Especialização para Médicos na Atenção Básica

Autores

  • Gabriela Rangel de Moura Santos Universidade Federal da Bahia
  • Maria Ligia Rangel-S Universidade Federal da Bahia
  • Catharina Matos Universidade Federal da Bahia
  • Jane Mary Guimarães Universidade Federal da Bahia
  • Marcele Paim Universidade Federal da Bahia
  • Ednir Assis Souza Universidade Federal da Bahia
  • Andrija Oliveira Almeida Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente relato tem como objetivo destacar a experiência do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, com concentração em Atenção Básica - Saúde da Família, ofertados por uma Universidade pública brasileira, a médicos do Programa Mais Médicos (PMM), a partir da análise reflexiva da Tutoria EAD em cinco turmas. Foram analisados aspectos relevantes que podem contribuir para uma mediação eficiente no processo de aprendizado de profissionais médicos que atuam na atenção primária. O texto Os resultados apontam que a etapa de formação de tutores, a aprendizagem crítica-reflexiva sobre mediação pedagógica na EAD, a construção de espaço virtual para acompanhamento pedagógico com a utilização de Dispositivos Virtuais de Aprendizagem (DVA) interativos, bem como o uso de estratégias de mediação e avaliação diversificadas para lidar com os diferentes perfis dos estudantes, fizeram a diferença do desenvolvimento do curso.

Biografia do Autor

Catharina Matos , Universidade Federal da Bahia

   

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Rangel de Moura Santos, G., Rangel Santos, M. L. ., Leite Matos Soares, C. ., de Medeiros Guimarães, J. M. ., Carneiro Paim, M., Assis Souza, E., & Oliveira Almeida , A. . (2022). Experiência da formação da tutoria EAD em Curso de Especialização para Médicos na Atenção Básica. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 143–150. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6299