Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nos Processos Educativos da Educação Permanente a Distância: Contribuições UNA-SUS

Autores

  • Marlene Sakumoto Akiyama Universidade Federal de São Paulo
  • Rita Maria Lino Tarcia Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Elisabete Salvador Universidade Federal de São Paulo
  • Daniel Lico dos Anjos Afonso dos Anjos Afonso Universidade Federal de São Paulo
  • Morris Pimenta de Souza Universidade Federal de São Paulo
  • Daniel Almeida Gonçalves Universidade Federal de São Paulo
  • Marco Antonio Manfredini Universidade Federal de São Paulo
  • Silvio Carlos Coelho de Abreu Universidade Federal de São Paulo
  • Jussilaine Santos Universidade Federal de São Paulo
  • Paulo Bandiera Paiva Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Lucia Pereira Universidade Federal de São Paulo
  • Jorge Harada Universidade Federal de São Paulo

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação apoiam a educação permanente em saúde ao subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Instituições de ensino e pesquisa no país apoiam a qualificação profissional em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Objetivos: investigar necessidades de melhorias e criar soluções por meio da adoção eficaz das tecnologias na perspectiva acadêmica dos cursos de Especialização em Saúde da Família. Percurso Metodológico: trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, em que aplicou-se técnica de grupos focais com nove estudantes, onze tutores e oito coordenadores do referido curso. A partir dos núcleos temáticos provenientes dos grupos focais, foi possível analisar 13 categorias e 23 subcategorias relacionadas aos aspectos pedagógicos e tecnológicos do curso. Os dados foram analisados por técnica de análise de conteúdo e testes estatísticos. Resultados: identificaram-se facilidades, dificuldades e necessidades de adequações. As soluções mencionadas pelos participantes foram contempladas parcialmente e motivaram o desenvolvimento e aprimoramento de novos recursos e estratégias. Outras contribuições estão sendo analisadas, como inovações nas tecnologias educacionais que simulem a realidade local de trabalho dos estudantes. Considerações Finais: compreende-se que a contribuição das tecnologias digitais na educação permanente em saúde é uma ação premente das universidades em busca de qualificação profissional de qualidade, coerente e responsável para atuação eficaz no cenário contemporâneo da Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

2022-11-10