Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como Instrumento de Democratização do Ensino em Saúde
Resumo
A educação no Brasil faz parte de um conjunto de direitos sociais que legitima a cidadania no país a partir da garantia do bem-estar e figurando como responsabilidade direta do Estado e da família de provê-la. Neste cenário, é possível entender que todos os brasileiros têm por direito acesso à educação, sem distinção. Por isso, na construção de uma Educação à Distância efetiva e da implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no cotidiano dos processos de ensino-aprendizagem é importante pensar no acesso de pessoas com deficiência. Deste modo, os objetivos deste estudo são: descrever o processo de desenvolvimento de um livro digital, com critérios de acessibilidade, e sua implementação em cursos autoinstrucionais para profissionais de saúde; e discutir o processo de aprimoramento dos recursos educacionais aplicados na EaD e suas potencialidades na democratização da educação. Para isso, o presente estudo realizou etapas metodológicas que contemplaram o estudo de aspectos de acessibilidade, análise de viabilidade computacional, desenvolvimento e avaliação da nova versão do Livro Digital 3.0. Foi possível implementar no Livro Digital 3.0, já utilizado em cursos autoinstrucionais da área da saúde, recursos que contribuíram para acessibilidade de pessoas com deficiência visual, tais como: um leitor de tela próprio com 7 (sete) velocidades, alto contraste e audiodescrição validada por uma equipe multiprofissional e um especialista em acessibilidade digital. Estes resultados permitiram compreender que é essencial planejar recursos de acessibilidade desde as etapas iniciais de cursos autoinstrucionais, contribuindo para que as pessoas com deficiência sejam pensadas como público-alvo e, portanto, democratizando o acesso ao ensino na área da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas