Experiência de Elaboração de Curso Autoinstrucional sobre Insuficiência Cardíaca como Educação Permanente de Profissionais da Atenção Primária à Saúde

Autores

  • João Pinto Nelson de Senna Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Federal de Ouro Preto
  • Aline Dias Bedetti Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Descreve-se a experiência de construção de um curso de extensão, autoinstrucional, na temática da Insuficiência Cardíaca (IC), voltado para profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, a partir de demanda do projeto extensionista "Brazilian Heart Insufficiency and Telemedicine" (BRAHIT). Constituiu-se um grupo multiprofissional de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, profissionais da APS local e equipe de tecnologia da informação.  Baseou-se nos referenciais teóricos de construção reversa, mapeamento de ações e na estratégia pedagógica das trilhas de aprendizado contextuais, centradas no saber-fazer. O planejamento envolveu reuniões on-line, e processos de elaboração e validação  do curso, que se deu por cardiologistas de referência para o componente da telemedicina do Projeto BRAHIT, vinculados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), e por representantes da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro, também partícipe do BRAHIT. Além do conteúdo, estrutura e desenvolvimento de padrões de navegação das três unidades do curso, foram elaborados e validados um fluxograma de tomada de decisões em IC, bem como guia de diagnóstico diferencial entre COVID-19 e IC, já em uso pelos profissionais de saúde do Rio de Janeiro, com feedback positivo destes. O curso aponta dilemas e desafios contextuais no cuidado dos pacientes com IC abordados na APS, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na Educação Permanente, o que se reflete nesta metodologia de produção, que ganhou novos contornos no contexto da pandemia de COVID-19, reforçando a importância da EaD e seu potencial de fornecer conteúdo adaptado às necessidades do aprendiz, especialmente no âmbito na APS.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Nelson de Senna, J. P. ., Monteiro Savassi, L. C., & Dias Bedetti, A. . (2022). Experiência de Elaboração de Curso Autoinstrucional sobre Insuficiência Cardíaca como Educação Permanente de Profissionais da Atenção Primária à Saúde. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 119–124. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6312