A Consolidação do Sistema UNA-SUS Sob a Ótica dos Recursos Educacionais Abertos: Um Estudo a Partir do ARES

Autores

  • Fhillipe de Freitas Campos Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
  • Juliana Araujo Gomes de Sousa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: O Sistema UNA-SUS foi criado pelo Ministério da Saúde visando a formação continuada dos profissionais da saúde. Constituído de três elementos interrelacionados, o Sistema está em operação há mais de dez anos. Este estudo objetiva entender a trajetória e consolidação deste Sistema a partir dos recursos educacionais produzidos pelas instituições que o compõe, utilizando para isso os dados provenientes do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Método: De posse dos dados fornecidos pelo ARES e pelo Painel de Monitoramento da UNA-SUS e após a realização de uma pesquisa bibliográfica-documental a respeito do tema, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quanti-qualitativa. Resultado: O Sistema UNA-SUS está em plena consolidação, o que é confirmado por meio da observação e dos dados estatísticos provenientes de seus três elementos constituintes. O crescimento do número de recursos educacionais depositados no ARES reflete como a formação continuada dos profissionais da saúde tem sido feita de maneira satisfatória, ainda que as ofertas de cursos estejam concentradas em um menor número de instituições. Conclusões: Os três elementos constituintes do Sistema UNA-SUS se mostram firmes e complementares entre si, o que é respaldado especialmente pela Plataforma Arouca e pelo ARES. Questões técnicas de manutenção e obtenção de estatísticas podem, em certa medida, dificultar algumas análises, mas não as inviabilizar. A maior contribuição de alguns membros da Rede é primordial para a manutenção do Sistema, bem como o contínuo comprometimento dos gestores para o trabalho junto ao ARES.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

de Freitas Campos, F., & Araujo Gomes de Sousa, J. (2022). A Consolidação do Sistema UNA-SUS Sob a Ótica dos Recursos Educacionais Abertos: Um Estudo a Partir do ARES. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 47–61. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6317