Projeto TeleHans: Estratégia para Apoio às Equipes de Atenção Primária à Saúde no Controle da Hanseníase
Resumo
O TeleHans é um projeto do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desenvolvido por meio de ações realizadas pelos Núcleos de Telessaúde da Bahia, Amazonas e Santa Catarina. O objetivo deste estudo é relatar a criação e a implementação das atividades do TeleHans como estratégia para apoio às equipes de atenção primária à saúde, no diagnóstico precoce da hanseníase, com vista a fortalecer as ações de Vigilância em Saúde na região norte do Brasil. Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de atividades voltadas para essa diagnose por meio da telemedicina nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. A atividade de capacitação foi realizada para os profissionais da equipe de saúde da família e o conteúdo foi dividido em 4 módulos executado na modalidade de ensino à distância. O número de profissionais participantes foi de 753 em Rondônia, 160 em Roraima e 969 no Amazonas, sendo que a maioria destes foram: médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde. Também foram elaborados quatro Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de forma a sistematizar a conduta a ser seguida entre os profissionais participantes do projeto. Os temas versaram sobre Reações hansênicas; Prevenção de incapacidades; Investigação de contatos de caso índice de hanseníase; e Rastreio dos casos de hanseníase. Foram ofertadas, para os profissionais de saúde, duas modalidades de tele consultoria por texto e vídeo. De janeiro a junho de 2022, foram realizadas 70 tele consultorias apenas pelo estado do Amazonas, tendo sido os principais diagnósticos médicos dos tele consultores: ptiríase versicolor; eczema; carcinoma; herpes; psoríase; piodermite; alopecia; dermatites; escabioses, dentre outras em pouca ocorrência. O projeto TeleHans vem contribuindo significativamente para o programa de educação permanente dos profissionais de saúde e para o controle da hanseníase.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas