Aproximando diferentes saberes em uma prática de ensino de biologia

Autores

  • Heloísa da Silva Karam Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina.
  • Thiago Marques Ribeiro Instituição de Ensino Privada de Florianópolis, Santa Catarina.
  • Wilson Rodrigues de Silva Gonzales Instituição de Ensino Privada de Florianópolis, Santa Catarina.

Palavras-chave:

Prática de ensino, Parque municipal lagoa do Peri, Ambientes extraescolares.

Resumo

Este artigo apresenta um pouco das experiências, observações e análises de futuros educadores em seus estágios da disciplina de Prática de Ensino de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Um trabalho diferenciado que surgiu através de uma parceria entre a Universidade, a Escola Estadual João Gonçalves Pinheiro e o Parque Municipal da Lagoa do Peri (PMLP). Neste artigo são descritas as experiências do curso “Pessoas e Plantas: interações para a vida”, o qual buscou relacionar os conhecimentos e histórias dos alunos aos conceitos biológicos, resgatando a cultura local. Neste intuito, as práticas foram planejadas buscando a troca entre os alunos e o professor em passeios, caminhadas, momentos destinados ao lanche ou ainda outros de desconstrução, reconstrução e lazer. Ao final, observaram-se as muitas possibilidades de aprendizagem para todos os envolvidos, identificando nesta prática a oportunidade de repensar e promover o aprendizado de maneira mais prazerosa.

Downloads

Publicado

2011-10-18