Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista EntreVer, vinculada à Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), da Universidade Federal de Santa Catarina, é uma revista acadêmica semestral de publicação eletrônica, dedicada a divulgar e debater artigos, ensaios discentes, textos de professores da educação básica, entrevistas e resenhas, todos com enfoques relacionados à área da educação. A Revista é voltada para professores da educação básica, estudantes das Licenciaturas e pesquisadores, procurando estreitar os laços formativos entre a universidade e a escola.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão avaliados anonimamente por pares, sendo que os textos das outras seções serão avaliados, apenas, pela comissão editorial da Revista. Essa última analisará a adequação dos textos submetidos ao escopo da Revista e à seção indicada.

Periodicidade

A periodicidade da Revista será semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista foi criada pela Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), do Centro das Ciências da Educação (CED). Este é um local de fomento de políticas para a formação docente, eixo da atuação profissional dos professores e das professoras do Departamento nos diferentes Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Através desse espaço são promovidos fóruns de debates, articuladas reuniões com gestores das redes municipais e estaduais de ensino, geradas publicações em livros, entre outras iniciativas que buscam promover a integração entre os diferentes atores atuantes no processo de formação inicial e continuada de professores e de professoras da educação básica.

Foi em razão dessa inserção que a Revista foi criada em 2011 e inserida, prioritariamente, como um periódico da área da Educação.