A educação inclusiva: relato de uma experiência envolvendo o ensino de física para portadores de deficiência visual

Authors

  • Luana Lacy Mattos Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • André Ary Leonel Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Keywords:

Educação inclusiva, Formação dos professores, Ensino de física para alunos portadores de deficiência visual.

Abstract

A constituição brasileira defende a Educação como um direito de TODOS. No entanto, é evidente que ainda há muito a evoluir para alcançar este ideal. Este artigo visa fazer uma reflexão quanto aos desafios enfrentados durante a formação inicial no que diz respeito a como lidar com a educação especial. O grande desafio para a implementação de uma escola inclusiva é a situação dos docentes das classes regulares, que precisam ser capacitados de forma efetiva para adequar sua prática educacional a uma realidade caracterizada pela diversidade. Durante o meu estágio de docência obrigatório do curso de Licenciatura em Física me envolvi com a educação inclusiva, pois uma das alunas possuía deficiência visual. Um relato reflexivo da minha experiência é feito neste artigo visando compartilhar as dificuldades encontradas e atividades desenvolvidas. Para tanto, também se discutem algumas informações existentes sobre o Ensino de Física para alunos portadores de deficiência visual.

Published

2011-10-18