A canção vai à escola: perspectivas da Educação Histórica

Autores

  • Luciano de Azambuja Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Maria Auxiliadora Schmidt Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Palavras-chave:

Canção popular, Cultura juvenil, Educação Histórica.

Resumo

O trabalho apresenta resultados de um estudo exploratório realizado dentro do projeto de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em História e da concomitante Prática de Docência de um doutorando em Educação, no segundo semestre de 2010 na cidade de Curitiba, em uma escola pública do Paraná. O projeto teve como tema: Educação Histórica e cultura jovem: a música como fonte para o ensino de História e a formação da consciência histórica de jovens alunos do Ensino Médio. O objetivo geral desse trabalho é apresentar o processo de reflexão teórica e o percurso metodológico do estudo exploratório de ensino e aprendizagem em História, inserido no campo da Educação Histórica, a partir das leituras e escutas da canção popular, narrativizadas por jovens alunos do Ensino Médio de uma escola pública.

Downloads

Publicado

2012-06-29