O uso das propagandas farmacêuticas do século XIX e XX como fontes para o ensino de história: um relato de experiência

Autores

  • Isaac Facchini Badinelli Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Luis Fernando Junqueira Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Fontes históricas, História da saúde.

Resumo

O trabalho visa relatar a experiência adquirida no projeto de extensão vinculado à disciplina de Laboratório de Ensino de História da Saúde do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a orientação da professora Renata Palandri Sigolo Sell. O estágio foi realizado na EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, localizada no bairro Rio Tavares, em Florianópolis (SC), no segundo semestre de 2010. Buscamos desenvolver, dentro de sala, o conteúdo tratando das propagandas farmacêuticas do final do período monárquico e sua grande mudança a partir do surgimento do rádio e das políticas dos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas. Para isso, além da pesquisa bibliográfica, foram analisadas fontes primárias como o Jornal do Commercio (Rio de Janeiro) das décadas de 1870 a 1880 e de 1930 a 1940, além de fontes sonoras como propagandas radiofônicas do início do Estado Novo.

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Publicado

2012-06-28