O ensino de história para crianças: duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Raquel de Melo Giacomini Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Daniela Eli Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
  • Juliane Mendes Rosa La Banca Núcleo de Desenvolvimento Infantil - Universidade Federal de Santa Catarina (NDI-UFSC)
  • Luiza Turnes Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Palavras-chave:

Ensino de História, Pluralidade cultural, Festas juninas.

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar algumas reflexões sobre duas experiências de estágio supervisionado nos anos iniciais relacionadas ao ensino de História. Elas aconteceram durante o curso de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina, em momentos e condições distintas. Assim, primeiramente, realizamos uma discussão em torno da nossa concepção acerca do ensino de História para crianças. No primeiro relato, a proposta de estágio teve o intuito de fazer com que as crianças entendessem como, por variadas formas, o passado está no presente. Para tanto, tendo o tema colonização como base, a atividade focou aspectos da pluralidade cultural de etnias presentes em Santa Catarina. O segundo relato tomou como prioridade trabalhar com as noções de temporalidade por meio de uma comparação entre Festas Juninas de épocas diferentes. Com essas experiências, compreendemos que o estágio é um momento privilegiado para graduandos conhecerem a dinâmica do cotidiano escolar. Além disso, essas propostas mostram o papel fundamental do ensino de História para que as crianças sejam introduzidas em um gradual processo de compreender o mundo no qual estão inseridas.

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Publicado

2012-06-28