Impactos da educação a distância na formação profissional técnica dos indígenas Tikuna*

Autores/as

  • Cinara dos Santos Costa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Rosemeri Coelho Nunes Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Palabras clave:

Formação profissional, Educação a Distância, Indígena.

Resumen

A educação na Região Norte do Brasil é um desafio para o desenvolvimento de políticas públicas nessa área. Ao pesquisar a história da Educação a Distância no País, percebe-se que várias instituições contribuíram e marcaram sua institucionalização. No entanto, ainda há muito por fazer, pois a Educação a Distância em uma tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) é ainda pouco favorecida em termos de recursos tecnológicos. Considerando este contexto, desenvolveu-se pesquisa exploratória, cujos resultados este artigo apresenta, objetivando analisar os impactos da Educação a Distância na formação profissional dos indígenas Tikuna da comunidade Umariaçu I e II, na cidade de Tabatinga, no Amazonas, bem como identificar as contribuições e as dificuldades dessa modalidade de ensino, correlacionando-a com a modalidade presencial, ambas ofertadas pelo Instituto Federal do Amazonas. No intuito de atender aos objetivos propostos, procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre a origem da Educação a Distância no Brasil e na tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia)...

Publicado

2015-05-20