A tutoria no ambiente virtual de ensino-aprendizagem*

Autores/as

  • Maria Aparecida Silva de Souza Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
  • Carlos Alberto Dallabona Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Palabras clave:

Tutoria, Mediação, Educação a Distância.

Resumen

Partindo do pressuposto de que um dos papéis do tutor a distância é o de potencializar a mediação e colocar-se como um motivador do processo de ensino-aprendizagem e de que o distanciamento físico na Educação a Distância exige uma mediação pautada em novas estratégias, habilidades, competências e atitudes, o presente artigo tem como objetivo principal apresentar resultados de pesquisa que se propôs a verificar as dimensões do trabalho dos tutores a distância para esse processo no Curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Buscava-se compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos à distância, levantando com os tutores elementos restritivos e facilitadores do exercício da tutoria nesse curso, abordando alguns aspectos da história do ensino a distância no Brasil, no Instituto e no Curso de Licenciatura em Informática. O desenvolvimento consistiu na leitura de autores que realizaram estudos que perpassam a temática em questão, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. A pesquisa empírica consistiu de entrevista individual com os tutores à distância do Curso de Licenciatura em Informática do Instituto...

Publicado

2015-05-20