No jogo do reconhecimento: estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de História

Autores/as

  • Juliana Pirola da Conceição Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp.
  • Maria de Fátima Sabino Dias Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Palabras clave:

Estágio Supervisionado, Identidade Docente, Formação de Professores de História.

Resumen

Este artigo versa sobre a construção da identidade docente de acadêmicos da disciplina de Prática de Ensino de História, do curso de Graduação em História na Universidade Federal de Santa Catarina, durante o primeiro semestre letivo de 2009. As reflexões apresentadas partiram das respostas dos acadêmicos a um questionário para a elaboração do perfil dos alunos que cursariam a disciplina e para a identificação de suas expectativas em relação ao estágio. Essas expectativas, por sua vez, foram cotejadas com as narrativas construídas sobre a prática docente nos relatórios produzidos ao final da disciplina no intuito de compreender o que significa ser professor de História para estes acadêmicos e quais significados eles atribuem ao campo profissional.

Publicado

2012-06-29