A disciplina de História e a formação para a cidadania: uma experiência interdisciplinar
Palabras clave:
Ensino de História, Projeto interdisciplinar, Cidadania.Resumen
O presente texto narra uma experiência realizada no Colégio Dom Bosco, na cidade de Rio do Sul (SC), no ano letivo de 2008. Durante todo o ano, professores e alunos do Ensino Médio pensaram e executaram um projeto no qual foram envolvidas todas as áreas de conhecimento. Esse trabalho recebeu o nome Pacato Cidadão: Você é livre para escolher, mas escravo das consequências. Tal projeto tornou possível, aos alunos do Ensino Médio, a participação no processo de ensino e aprendizagem, o qual possibilitou o fazer da História, assim como pesquisar e questionar os problemas sociais presentes no cotidiano da sociedade atual. Nessa perspectiva, a disciplina de História muito contribuiu no processo de desenvolvimento do trabalho, oportunizando a formação de um estudante crítico, consciente da realidade na qual está inserido e capaz de propor soluções. Dessa forma, a História deve ser entendida como uma possibilidade de influenciar a mudança de atitude frente aos desafios sociais e apontar prováveis transformações.