Pesquisando sítios arqueológicos: História e Patrimônio na sala de aula
Keywords:
Ensino de História, Arqueologia, Educação Patrimonial.Abstract
O estudo ora apresentado dialoga com o tema da educação patrimonial, indagando sobre as potencialidades metodológicas da História escolar em contemplar proposições que visem à educação dos jovens para o reconhecimento e o respeito ao patrimônio cultural e, consequentemente, para uma sólida formação histórica. Parte-se da premissa que a História, como disciplina escolar responsável pela produção de conhecimentos sobre os modos como as sociedades humanas responderam aos desafios da sua época, se faz mediante determinadas operações cognitivas e práticas de busca/organização das informações, enfim, como atividade intelectual ativa e reflexiva. Com base nesse entendimento, desenvolveu-se uma sequência didática em duas turmas de sexto ano do ensino fundamental de escola pública, cuja proposta central contemplou a simulação de escavação de um sítio arqueológico, seguida de um conjunto de procedimentos operativos próprios das práticas de arqueologia, reproduzindo atividades laboratoriais, como separação, higienização, etiquetação, levantamento de hipóteses, sistematização das informações. A pesquisa-intervenção demonstrou o envolvimento dos alunos com a produção do conhecimento histórico, na medida em que assumiram o protagonismo da aula; a sólida apropriação de conceitos específicos da temática em questão; a compreensão de que o conhecimento histórico resulta de práticas e procedimentos de pesquisa, aproximando-se do método histórico; e...