Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre Educação Histórica e Educação Patrimonial no Ensino Médio

Authors

  • Giovanna Aparecida Schittini dos Santos Docente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Keywords:

Educação Patrimonial, Educação Histórica, Consciência histórica.

Abstract

O artigo discute pressupostos da Didática da História, da Educação Histórica e da Educação patrimonial, considerados eixos norteadores de uma experiência desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE-UFG), que iniciou com a identificação das ideias históricas dos alunos sobre patrimônio histórico, visando intervenções que possibilitassem novas formas de lidar com o passado e com a memória. Estas intervenções foram feitas a partir da leitura e debate de diferentes documentos que abordam o patrimônio, como notícias de jornais, fragmentos adaptados de textos acadêmicos e documentos históricos relativos ao contexto histórico de criação do Serviço do Patrimônio Histórico-Artístico Nacional (SPHAN). Esta gama de documentos constituiu-se também em material de pesquisa para que os alunos questionassem o caráter de tradição presente nos discursos sobre o patrimônio e construíssem narrativas alternativas sobre a temática, aproximando-se assim de formas mais complexas de consciência histórica.

Published

2012-06-29