Ensinar História compreendendo os discursos sobre a sociedade cafeeira presentes nos livros didáticos: um estudo de textos e imagens em dois livros didáticos do Brasil contemporâneo

Autores

  • Marlene Cainelli Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Talyta da Silva Selari Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Palavras-chave:

, Livro didático, Ensino de História, História do Brasil.

Resumo

Neste texto buscamos investigar as construções históricas presentes nos livros didáticos de história, repensando o papel das referencias textuais e imagéticas sobre determinados períodos históricos, em obras de períodos diferentes no Brasil redemocratizado. Delimitamos um recorte temático com o qual pretendemos analisar de que forma os livros didáticos de história abordam a Sociedade cafeeira do fim do século XIX e início do século XX, e qual representação deste período eles disseminaram, seguindo parâmetros de análises realizadas por pesquisadores da área de História e Educação que utilizam o livro didático como fonte para pesquisas como Gatti Jr., Bittencourt, e Schimidt e Cainelli. Tomamos como fonte dois livros, um de grande circulação na década de 1990 e outro publicado em 2008, aprovado no Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos (PNLD), por entendermos que estes livros são utilizados por milhares de alunos no Brasil inteiro, ao serem escolhidos pelos professores e distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Educação.

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Publicado

2012-06-29