O ensino de história para crianças: duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Ensino de História, Pluralidade cultural, Festas juninas.Resumo
Neste artigo, objetivamos apresentar algumas reflexões sobre duas experiências de estágio supervisionado nos anos iniciais relacionadas ao ensino de História. Elas aconteceram durante o curso de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina, em momentos e condições distintas. Assim, primeiramente, realizamos uma discussão em torno da nossa concepção acerca do ensino de História para crianças. No primeiro relato, a proposta de estágio teve o intuito de fazer com que as crianças entendessem como, por variadas formas, o passado está no presente. Para tanto, tendo o tema colonização como base, a atividade focou aspectos da pluralidade cultural de etnias presentes em Santa Catarina. O segundo relato tomou como prioridade trabalhar com as noções de temporalidade por meio de uma comparação entre Festas Juninas de épocas diferentes. Com essas experiências, compreendemos que o estágio é um momento privilegiado para graduandos conhecerem a dinâmica do cotidiano escolar. Além disso, essas propostas mostram o papel fundamental do ensino de História para que as crianças sejam introduzidas em um gradual processo de compreender o mundo no qual estão inseridas.