Escrever sobre animais na sala de aula: os seres humanos nessas histórias

Autores

  • Laise Orsi Becker Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Leitura e escrita, Animais.

Resumo

O artigo analisa práticas pedagógicas, com alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal “Dilma Lúcia dos Santos” em Florianópolis, planejadas visando a criação de histórias sobre animais. A proposta era trabalhar, em aulas de Ciências e de Língua Portuguesa, o gênero narrativo com a escrita de contos com um animal passível de ser encontrado na região. Diante da riqueza de temas abordados nessas histórias, foram observados alguns aspectos da relação do ser humano com os outros animais, como relações de utilitarismo, cuidado dos animais e amizade. Ainda, foi possível resgatar aspectos do cotidiano dos alunos e proporcionar a liberdade do uso da imaginação para criar diferentes visões de animais e refletir sobre as mesmas.

Downloads

Publicado

2011-10-19