Reflexões sobre o processo de pesquisa em educação ambiental
Palavras-chave:
Coerência da pesquisa, Educação ambiental, Metodologia comunicativa crítica, Responsabilidade das/os pesquisadoras/es.Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo da pesquisa em educação ambiental a partir de uma revisitação ao meu trabalho de mestrado. O artigo está dividido em três temas que considero fundamentais nessa discussão: a escolha do referencial teórico, os procedimentos metodológicos e aspectos éticos. Em relação à escolha do referencial teórico, discuto a necessidade da coerência interna da pesquisa e sobre a possibilidade de se construir pontes entre diferentes paradigmas ou teorias. Posteriormente trato sobre a dificuldade de se realizar categorizações, classificações e sistematizações, que são procedimentos muito presentes nas pesquisas em educação ambiental e proponho um caminho para sanar essas dificuldades a partir da Metodologia Comunicativa Crítica. Além disso, reflito sobre uma incoerência que encontrei nos procedimentos metodológicos de minha pesquisa: o fato de não ter dialogado com as/os educadoras/es ambientais envolvidas/os no contexto que estudei e ao mesmo tempo defender o diálogo e a participação em suas práticas educativas. Finalmente, discuto aspectos éticos relacionados e a grande responsabilidade do trabalho das/os pesquisadoras/es. Dessa forma, defendo que este deve ser pautado em uma postura de ação-reflexão constante.Downloads
Publicado
2011-10-18
Edição
Seção
Artigos