Reflexões sobre as relações étnico-raciais e a identidade racial de crianças do ensino fundamental
Palavras-chave:
Relações étnico-raciais, Identidade, Valorização.Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar e analisar as atividades desenvolvidas com alunos de uma Escola Municipal de São Carlos tendo como temática central as relações étnico-raciais com enfoque para a discussão sobre a formação da identidade. Considerando a escola como parte da sociedade, que constrói e contribui para a disseminação de conhecimentos preconceituosos, racistas e discriminatórios, homogeneizando as culturas, exaltando uma e inferiorizando outras. Partindo destas ideias, busca-se neste texto discutir a superação das relações preconceituosas e racistas e sobretudo buscar a valorização da identidade das crianças negras, para que estas possam ter sua história e cultura valorizada. Para tal, ressaltamos a importância e a urgência da discussão desta temática na formação inicial e também continuada de docentes. O Pibid é uma das possibilidades para enfrentar e ter contato desde o inicio da docência com uma temática tão relevante e importante para a superação das desigualdades.