A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos inconfidentes (MG)
Palavras-chave:
Formação Continuada, Políticas Educacionais, Pibid.Resumo
O presente estudo busca debater a importância da participação dos docentes da educação básica que atuam como professores supervisores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em seu processo de formação continuada e o impacto do programa na rotina da escola. Nosso objetivo é discutir o impacto do Pibid na formação continuada dos professores supervisores das escolas que o acolhem, por meio da compreensão dos motivos que os levaram a aderir ao programa, as dificuldades enfrentadas, os espaços culturais e formativos proporcionados a estes e o impacto do Pibid na escola. Nossa hipótese é que um programa voltado para a formação inicial de professores pode promover trocas de conhecimentos entre os professores experientes e aqueles que ainda estão em processo de formação, proporcionando momentos de formação continuada. Podemos constatar que programa proporcionou acesso a alguns espaços culturais e formativos, colaborando para que eles tomassem contato com novas perspectivas de ensino que contribuem tanto para a sua formação como também para o desenvolvimento do seu trabalho com seus alunos, mobilizando a escola.