A escola como espaço da formação docente universitária em debate
Palavras-chave:
Escola, Infância, Criança e Formação docente.Resumo
Sob um contexto marcado pela universalização e massificação do ensino em nosso país, pela implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil (Lei nº 11.274/2006) e pela criação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid/Capes (2007), que elege a escola como espaço privilegiado da formação docente universitária, alçando-a ao papel de co-formadora neste processo - este trabalho tem como objetivo, analisar uma experiência em desenvolvimento pelo Pibid-Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 2009 a 2013, em uma escola pública, tendo como pressuposto o direito à infância na escola mediante a formação de leitores, escritores e atores sociais junto às crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental. Quatro anos depois é possível apresentar alguns resultados mediante a análise de duas questões fundamentais: quais as reais possibilidades da escola pública de hoje, caracterizada como "escola de massa", contribuir efetivamente para a formação dos estudantes em nível universitário, assumindo sua condição de coformadora, como objetiva o Pibid? Qual o impacto desta política na formação universitária?