Competência intercultural e aquisição da LC2 em contexto de educação bilíngue Português-Alemão

Monica Maria Guimarães Savedra, Heloisa Madeira Liberto

Resumo


O presente trabalho trata do desenvolvimento da competência intercultural (CI) e da aquisição de língua e cultura 2 (LC2) em contexto de educação bilíngue português-alemão no Brasil. O tema é discutido em situação de ensino de alemão como segunda língua (DaZ- Deutsch als Zweitesprache). Escolhemos, como cenário para discussão, aulas de aprendizagem integrada (DFU) de uma escola bilíngue no Rio de Janeiro. Para tal, propomos uma atualização de conceitos e métodos de aquisição de língua e cultura em perspectiva de interculturalidade e procuramos a discussão de sua aplicação em uma situação real de aquisição formal da língua alemã como DaZ no meio urbano. 


Palavras-chave


Competência intercultural; Aquisição de língua e cultura 2; Educação bilíngue.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


EntreVer, ISSN 2237-6674, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.