Comunicação no Processo Educativo Desenvolvido pelos Enfermeiros: As Tecnologias de Saúde em Análise
Palavras-chave:
Comunicação, Educação em Saúde, Enfermagem.Resumo
Analisar a comunicação do processo educativo desenvolvida pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família (ESF), à luz da Estrutura Conceitual de Imogene King. Estudo qualitativo com quinze enfermeiras do município de Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil, utilizando entrevista para coleta das informações, de janeiro a outubro de 2008. Agruparam-se os depoimentos em um único discurso a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Evidenciou-se que as enfermeiras percebem a importância da comunicação para efetivação das ações educativas, contudo, afirmam ser um processo complexo, referindo dificuldades como, a falta de recursos e participação do usuário. Perceber a importância da comunicação nas ações educativas trará benefícios para os enfermeiros no sentido que promoverá uma interação e maior participação dos usuários nessas ações, contribuído para o alcance de metas estabelecidas.
ABSTRACT - Analyze the communication of the educational process developed by nurses in the Family Health Strategy (ESF) in the light of Imogene King's Conceptual Structure. Qualitative study with fifteen nurses in the city of Juazeiro do Norte, Ceara, Brazil, using interviews to collect information for January to October 2008. The statements were grouped in a single speech from the technique of the Collective Subject Discourse. It was evident that nurses see the importance of effective communication for educational activities, however, claim to be a complex process, referring to difficulties, lack of resources and user participation. Understand the importance of the communication will on educational benefits for nurses in order to promote a greater interaction and user participation in these actions, contributed to the achievement of goals.
Keywords: Communication; Health Education; Nursing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da submissão, os autores deverão encaminhar cópia digitalizada do seguinte documento assinados por todos os autores do manuscrito, conforme modelo que se segue, nos documentos suplementares que constam no processo de submissão.
Modelo de declaração de responsabilidade, agradecimentos e transferência de direitos autorais
Declaro para fins legais a cerca do manuscrito "nome do manuscrito" que
1. Contribuí substancialmente para a concepção e planejamento, e/ou análise e interpretação dos dados;
2. Contribuí significativamente na elaboração do rascunho e/ou na revisão crítica do conteúdo;
3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
4. Obtive permissão por escrito de todas as pessoas mencionadas nos Agradecimentos, as quais contribuíram substancialmente à realização deste manuscrito, mas não preencheram os critérios de autoria;
5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
6. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está baseado, para exame dos editores.
7. Em caso de aprovação, concordo com a transferência dos direitos autorais referentes ao manuscrito, à Revista "Saúde & Transformação Social. O manuscrito e seu conteúdo se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem prévia e necessária autorização dos responsáveis legais pela Revista
Local e data
Nome dos autores (por extenso) e respectivas assinaturas