Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como Instrumento de Democratização do Ensino em Saúde

Autores

  • Ana Emília Figueiredo de Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Davi Viana dos Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Mário Antonio Meirelles Teixeira Universidade Federal do Maranhão
  • Cadidja Dayane Sousa do Carmo Universidade Federal do Maranhão
  • Paola Trindade Garcia Universidade Federal do Maranhão
  • Deysianne Costa das Chagas Universidade Federal do Maranhão
  • Rayanne Maria Cunha Silveira Universidade Federal do Maranhão
  • Douglas Moraes Campos Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A educação no Brasil faz parte de um conjunto de direitos sociais que legitima a cidadania no país a partir da garantia do bem-estar e figurando como responsabilidade direta do Estado e da família de provê-la. Neste cenário, é possível entender que todos os brasileiros têm por direito acesso à educação, sem distinção. Por isso, na construção de uma Educação à Distância efetiva e da implementação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no cotidiano dos processos de ensino-aprendizagem é importante pensar no acesso de pessoas com deficiência. Deste modo, os objetivos deste estudo são: descrever o processo de desenvolvimento de um livro digital, com critérios de acessibilidade, e sua implementação em cursos autoinstrucionais para profissionais de saúde; e discutir o processo de aprimoramento dos recursos educacionais aplicados na EaD e suas potencialidades na democratização da educação. Para isso, o presente estudo realizou etapas metodológicas que contemplaram o estudo de aspectos de acessibilidade, análise de viabilidade computacional, desenvolvimento e avaliação da nova versão do Livro Digital 3.0. Foi possível implementar no Livro Digital 3.0, já utilizado em cursos autoinstrucionais da área da saúde, recursos que contribuíram para acessibilidade de pessoas com deficiência visual, tais como: um leitor de tela próprio com 7 (sete) velocidades, alto contraste e audiodescrição validada por uma equipe multiprofissional e um especialista em acessibilidade digital. Estes resultados permitiram compreender que é essencial planejar recursos de acessibilidade desde as etapas iniciais de cursos autoinstrucionais, contribuindo para que as pessoas com deficiência sejam pensadas como público-alvo e, portanto, democratizando o acesso ao ensino na área da saúde.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Figueiredo de Oliveira, A. E., Viana dos Santos, D., Meirelles Teixeira, M. A., Sousa do Carmo, C. D., Trindade Garcia, P. ., Costa das Chagas, D., Cunha Silveira, R. M., & Moraes Campos, D. . (2022). Livro Digital 3.0: Experiência Transformadora como Instrumento de Democratização do Ensino em Saúde. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 104–111. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6319