O enfrentamento do transtorno depressivo maior na perspectiva de pacientes

Autores/as

  • Thatiana Daniele Guioto ferreira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP
  • Daniel Fernando Magrini Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Palabras clave:

Transtorno depressivo maior, Adaptação psicológica, Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Relações interpessoais, Comportamento e mecanismos comportamentais.

Resumen

Esse estudo investigou como a pessoa com depressão maior enfrenta mudanças cotidianas impostas pelo transtorno. Estudo com abordagem qualitativa, realizado em ambulatório psiquiátrico no interior de São Paulo - Brasil, em 2013 a 2014. Foram selecionados 25 adultos com depressão por amostragem teórica. Os dados obtidos por entrevista foram submetidos à análise de conteúdo baseada no Interacionismo Simbólico. O enfrentamento da depressão é dinâmico, permeado pela ambivalência e determinado por significados construídos em interações sociais. Houve reforço mútuo entre sintomas e enfrentamento disfuncional. Experiências bem sucedidas no manejo da depressão estiveram ligadas ao enfrentamento ativo, aliado ao tratamento e apoio emocional e social. A enfermagem tem potencial para promover o enfrentamento adaptativo da depressão em diferentes contextos de assistência.

Biografía del autor/a

Thatiana Daniele Guioto ferreira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Daniel Fernando Magrini, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Psicólogo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica EERP-USP.

Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

Guioto ferreira, T. D., Giacchero Vedana, K. G., Magrini, D. F., & Guidorizzi Zanetti, A. C. (2017). O enfrentamento do transtorno depressivo maior na perspectiva de pacientes. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 70–76. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3675

Número

Sección

Artigos originais