O enfrentamento do transtorno depressivo maior na perspectiva de pacientes

Autores

  • Thatiana Daniele Guioto ferreira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP
  • Daniel Fernando Magrini Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP
  • Ana Carolina Guidorizzi Zanetti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Transtorno depressivo maior, Adaptação psicológica, Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Relações interpessoais, Comportamento e mecanismos comportamentais.

Resumo

Esse estudo investigou como a pessoa com depressão maior enfrenta mudanças cotidianas impostas pelo transtorno. Estudo com abordagem qualitativa, realizado em ambulatório psiquiátrico no interior de São Paulo - Brasil, em 2013 a 2014. Foram selecionados 25 adultos com depressão por amostragem teórica. Os dados obtidos por entrevista foram submetidos à análise de conteúdo baseada no Interacionismo Simbólico. O enfrentamento da depressão é dinâmico, permeado pela ambivalência e determinado por significados construídos em interações sociais. Houve reforço mútuo entre sintomas e enfrentamento disfuncional. Experiências bem sucedidas no manejo da depressão estiveram ligadas ao enfrentamento ativo, aliado ao tratamento e apoio emocional e social. A enfermagem tem potencial para promover o enfrentamento adaptativo da depressão em diferentes contextos de assistência.

Biografia do Autor

Thatiana Daniele Guioto ferreira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Daniel Fernando Magrini, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP

Psicólogo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica EERP-USP.

Ana Carolina Guidorizzi Zanetti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Guioto ferreira, T. D., Giacchero Vedana, K. G., Magrini, D. F., & Guidorizzi Zanetti, A. C. (2017). O enfrentamento do transtorno depressivo maior na perspectiva de pacientes. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 70–76. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3675

Edição

Seção

Artigos originais