Moda: expressão de arte e design

Autores

  • Ione Maria Ghislene Bentz Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Escola de Indústria Criativa. Mestrado em Design
  • Fábio Parode

Palavras-chave:

Moda, Design, Arte.

Resumo

Este texto promove o diálogo entre moda e arte, inspirado em processos criativos de design, para análise da coleção do estilista Ronaldo Fraga cujas peças fazem a releitura do pintor Cândido Portinari. Esse diálogo é produzido pelos traços de intertextualidade que organizam  a narrativa imagética, cujas peças e telas constituem a base da observação empírica.  As significações materializam-se em duas linguagens, também em sinergia: a imagética e a verbal. Para fins de análise, essas linguagens  operam dois micro-processos: um, de ordem referencial ou de representação, outro, de ordem  simbólica. Organizados em substratos, os materiais/artefatos/sistemas, são assim categorizados: a) as representações simbólicas: substratos representativos dos interesses sociais; (b) os processos de inovação: comunidades interpretantes; e (c) as estratégias de inovação social: mediações tecnológicas.  As narrativas, portanto, seriam organizadas pela gramática dos símbolos, das interações colaborativas e das estratégias projetuais. Esse conjunto de referências é capaz de articular o diálogo transdisciplinar proposto.

Biografia do Autor

Ione Maria Ghislene Bentz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Escola de Indústria Criativa. Mestrado em Design

Professora e Pesquisadora do Mestrado em Design, Doutora em Linguistica e Semiótica pela USP, Pós-doutora Paris -Sorbonne. Área de Concentração Design Estratégico, Temáticas; Metodologias de Design e Estudo dos efeitos de sentido

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Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

Artigos