Comunicação no Processo Educativo Desenvolvido pelos Enfermeiros: As Tecnologias de Saúde em Análise

Autores

  • Italla Maira Pinheiro Bezerra URCA- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI E FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado URCA
  • Anailza Sousa Duarte URCA
  • Elciane Alves Pereira Costa
  • Jennifer Ferreira de Lima Antão FJN

Palavras-chave:

Comunicação, Educação em Saúde, Enfermagem.

Resumo

Analisar a comunicação do processo educativo desenvolvida pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família (ESF), à luz da Estrutura Conceitual de Imogene King. Estudo qualitativo com quinze enfermeiras do município de Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil, utilizando entrevista para coleta das informações, de janeiro a outubro de 2008. Agruparam-se os depoimentos em um único discurso a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Evidenciou-se que as enfermeiras percebem a importância da comunicação para efetivação das ações educativas, contudo, afirmam ser um processo complexo, referindo dificuldades como, a falta de recursos e participação do usuário. Perceber a importância da comunicação nas ações educativas trará benefícios para os enfermeiros no sentido que promoverá uma interação e maior participação dos usuários nessas ações, contribuído para o alcance de metas estabelecidas.

 

ABSTRACT - Analyze the communication of the educational process developed by nurses in the Family Health Strategy (ESF) in the light of Imogene King's Conceptual Structure. Qualitative study with fifteen nurses in the city of Juazeiro do Norte, Ceara, Brazil, using interviews to collect information for January to October 2008. The statements were grouped in a single speech from the technique of the Collective Subject Discourse. It was evident that nurses see the importance of effective communication for educational activities, however, claim to be a complex process, referring to difficulties, lack of resources and user participation. Understand the importance of the communication will on educational benefits for nurses in order to promote a greater interaction and user participation in these actions, contributed to the achievement of goals.
Keywords: Communication; Health Education; Nursing.

Biografia do Autor

Italla Maira Pinheiro Bezerra, URCA- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI E FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE

ENFERMEIRA, DOUTORANDA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE; MESTRE EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE; PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA URCA E DA FJN.

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, URCA

ENFERMEIRA, DOUTORA EM ENFERMAGEM. PROFESSORA DA URCA

Anailza Sousa Duarte, URCA

ENFERMEIRA ESPECIALISTA.

Elciane Alves Pereira Costa

enfermeira especialista

Jennifer Ferreira de Lima Antão, FJN

ENFERMEIRA ESPECIALISTA

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Publicado

2015-01-24

Como Citar

Pinheiro Bezerra, I. M., Sousa Machado, M. de F. A., Sousa Duarte, A., Alves Pereira Costa, E., & Ferreira de Lima Antão, J. (2015). Comunicação no Processo Educativo Desenvolvido pelos Enfermeiros: As Tecnologias de Saúde em Análise. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(3), 42–48. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2448

Edição

Seção

Artigos originais