Estudo do Módulo Eletivo no Curso de Especialização em Saúde da Família: Necessidades Sentidas no Processo Educativo

Autores/as

  • Adriana Carvalho dos Santos Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Marisa Dias Rolan Loureiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janaína Rolan Loureiro Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Regina Beretta Mazaro Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Sílvia Helena Mendonça de Moraes Fiocruz Mato Grosso do Sul
  • Débora Dupas Gonçalves do Nascimento Fiocruz Mato Grosso do Sul

Resumen

O Módulo Eletivo integra a matriz curricular do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF) da Fiocruz Mato Grosso do Sul em parceria com a UNA-SUS. Neste, os estudantes têm autonomia para realizar cursos autoinstrucionais de aperfeiçoamento/qualificação na área de saúde, com carga horária mínima de 30 horas, para posterior integralização de créditos. Este estudo objetivou analisar o Módulo Eletivo do CESF, com vistas à compreensão das necessidades sentidas pelos estudantes em seu processo de aprendizagem. Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, de caráter descritivo, documental e com um recorte quantitativo de dados secundários oriundos de quatro turmas de médicos dos programas de provimento (2019 a 2022). Foram analisados 563 certificados, de 539 estudantes, de abril a junho de 2022, por meio de estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) e inferencial. A estatística inferencial ocorreu com aplicação do teste do Qui Quadrado de Pearson para as variáveis categóricas. Foi considerado um nível de significância de 0,05 e, para categorização temática, foram consideradas as quatro unidades de ensino do curso. Resultados: Os estudantes eram de nove Unidades Federativas brasileiras, e a maior parte (72,2%) oriunda das regiões Norte e Centro-Oeste. Dos certificados, a maioria dos cursos (92,54%) foi ofertado pela UNA-SUS, em áreas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis e violência, 241 (38,1%); seguidos por aqueles relacionados à gestão, 104 (18,47%); e a atendimento clínico, urgência e emergência, 59 (10,48%). Quanto às instituições promotoras dos cursos, a UFSC foi a que mais certificou (163 - 28,95%), e no tocante à distribuição das temáticas escolhidas pelos estudantes, destaca-se as regiões Centro-Oeste (20,7%) e Norte (15,28%) com doenças crônicas não transmissíveis. Espera-se que este estudo possa colaborar com instituições formadoras na implementação de estratégias de educação permanente. 

Biografía del autor/a

Marisa Dias Rolan Loureiro , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora associada (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Janaína Rolan Loureiro , Fiocruz Mato Grosso do Sul

Cientista da Computação, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Regina Beretta Mazaro , Fiocruz Mato Grosso do Sul

Cientista da Computação, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Sílvia Helena Mendonça de Moraes, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Pedagoga, Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Débora Dupas Gonçalves do Nascimento, Fiocruz Mato Grosso do Sul

Fisioterapeuta, Pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Publicado

2022-11-10

Cómo citar

Carvalho dos Santos, A., Dias Rolan Loureiro , M., Rolan Loureiro , J., Beretta Mazaro , R., Helena Mendonça de Moraes, S., & Dupas Gonçalves do Nascimento, D. . (2022). Estudo do Módulo Eletivo no Curso de Especialização em Saúde da Família: Necessidades Sentidas no Processo Educativo. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 8–18. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6291