A construção do conceito de saúde entre estudantes de medicina, enfermagem e odontologia

Autores/as

  • Katheri Maris Zamprogna UFSC
  • Ana Karollyni Testoni UFSC
  • Vânia Marli Schubert Backes UFSC
  • Jouhanna do Carmo Menegaz. UFPA
  • Daniella Karine Souza Lima UFSC
  • Aline Massarolli UFSC

Palabras clave:

Educação em Saúde, Currículo, Sistema Único de Saúde, Formação de Conceito, Processo Saúde-Doença.

Resumen

Este estudo objetivou compreender como discentes regularmente matriculados nos dois últimos anos de formação dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil percebem a construção do conceito de saúde durante sua formação profissional. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram analisados a partir da proposta operativa de Minayo (2010). Como resultado, definiram-se as seguintes categorias que discutem como ocorre a construção do conceito de saúde desses acadêmicos: a) construção do conceito de saúde nas experiências curriculares formais, expressas pela discussão nas disciplinas iniciais dos currículos e atividades de inserção na atenção básica; e b) construção do conceito de saúde nas experiências curriculares informais, com destaque para o PET-saúde, estágios em ambientes hospitalares, atividades do movimento estudantil e projetos de extensão. Concluiu-se, como resultado da ênfase no desenvolvimento crítico-reflexivo dos estudantes a busca pelos currículos informais, como alternativas às carências experienciadas no que se refere à dicotomia entre a imersão teórica sobre os diversos conceitos de saúde desenvolvidos e a formação prática. Ainda, percebeu-se uma valorização do conceito ampliado de saúde em somente algumas disciplinas oferecidas pelos cursos, na maioria das vezes, no início da formação curricular.

Biografía del autor/a

Katheri Maris Zamprogna, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ana Karollyni Testoni, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. anouktestoni@gmail.com

Vânia Marli Schubert Backes, UFSC

 Dra em Enfermagem. Professora em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Jouhanna do Carmo Menegaz., UFPA

Enfermeira. Dra. em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Para. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN-UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Daniella Karine Souza Lima, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bolsista CAPES.  Membro do Grupo de Pesquisa NUCRON e Grupo (Re)Habilitar. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Aline Massarolli, UFSC

Dra. em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa-EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2020-08-27

Cómo citar

Zamprogna, K. M., Testoni, A. K., Backes, V. M. S., Menegaz., J. do C., Lima, D. K. S., & Massarolli, A. (2020). A construção do conceito de saúde entre estudantes de medicina, enfermagem e odontologia. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 110–121. ecuperado a partir de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4582

Número

Sección

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas