A construção do conceito de saúde entre estudantes de medicina, enfermagem e odontologia

Autores

  • Katheri Maris Zamprogna UFSC
  • Ana Karollyni Testoni UFSC
  • Vânia Marli Schubert Backes UFSC
  • Jouhanna do Carmo Menegaz. UFPA
  • Daniella Karine Souza Lima UFSC
  • Aline Massarolli UFSC

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Currículo, Sistema Único de Saúde, Formação de Conceito, Processo Saúde-Doença.

Resumo

Este estudo objetivou compreender como discentes regularmente matriculados nos dois últimos anos de formação dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil percebem a construção do conceito de saúde durante sua formação profissional. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Os dados foram analisados a partir da proposta operativa de Minayo (2010). Como resultado, definiram-se as seguintes categorias que discutem como ocorre a construção do conceito de saúde desses acadêmicos: a) construção do conceito de saúde nas experiências curriculares formais, expressas pela discussão nas disciplinas iniciais dos currículos e atividades de inserção na atenção básica; e b) construção do conceito de saúde nas experiências curriculares informais, com destaque para o PET-saúde, estágios em ambientes hospitalares, atividades do movimento estudantil e projetos de extensão. Concluiu-se, como resultado da ênfase no desenvolvimento crítico-reflexivo dos estudantes a busca pelos currículos informais, como alternativas às carências experienciadas no que se refere à dicotomia entre a imersão teórica sobre os diversos conceitos de saúde desenvolvidos e a formação prática. Ainda, percebeu-se uma valorização do conceito ampliado de saúde em somente algumas disciplinas oferecidas pelos cursos, na maioria das vezes, no início da formação curricular.

Biografia do Autor

Katheri Maris Zamprogna, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ana Karollyni Testoni, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. anouktestoni@gmail.com

Vânia Marli Schubert Backes, UFSC

 Dra em Enfermagem. Professora em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Jouhanna do Carmo Menegaz., UFPA

Enfermeira. Dra. em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Para. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN-UFSC. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Daniella Karine Souza Lima, UFSC

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bolsista CAPES.  Membro do Grupo de Pesquisa NUCRON e Grupo (Re)Habilitar. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Aline Massarolli, UFSC

Dra. em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa-EDEN. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

Zamprogna, K. M., Testoni, A. K., Backes, V. M. S., Menegaz., J. do C., Lima, D. K. S., & Massarolli, A. (2020). A construção do conceito de saúde entre estudantes de medicina, enfermagem e odontologia. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 11(2), 110–121. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4582

Edição

Seção

Metassínteses Qualitativas e Revisões Integrativas