Educação à Distância e Saúde das Populações Rurais: Uma Contribuição para a Educação de Médicos que Atuam em Áreas Rurais no Brasil

Autores

  • Sara Shirley Belo Lança Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcelo Pellizzaro Dias Afonso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael Augusto Teixeira de Aguiar Universidade Federal de Minas Gerais
  • Angela Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Edgard Antônio Alves de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Janaina Neres Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo busca apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos utilizados na produção de um curso na modalidade à distância, autoinstrucional voltado para profissionais médicos que atuam no cuidado à saúde de populações que residem em áreas rurais. A construção do curso foi norteada pela teoria da aprendizagem significativa e educação problematizadora, integradas ao modelo de design instrucional fixo e modelo ADDIE (Analyze, Design, Develop, Implement, Evaluate) como referenciais metodológicos propostos para desenvolvimento de cursos presenciais e à distância. Buscou-se, com esta iniciativa, contribuir para a ampliação do conhecimento e a disseminação de recursos educacionais abertos sobre a temática, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade dos serviços em saúde.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Shirley Belo Lança, S., Pellizzaro Dias Afonso, M., Teixeira de Aguiar, R. A., Moreira, A., Alves de Paiva, E. A., & Neres, J. (2022). Educação à Distância e Saúde das Populações Rurais: Uma Contribuição para a Educação de Médicos que Atuam em Áreas Rurais no Brasil. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 125–135. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6318