Recursos Educacionais em Fonoaudiologia: Ações de Educação Permanente em Saúde

Autores

  • Keylla Geovanna Laureano Tolentino Universidade Estadual Paulista
  • Edinalva Nascimento Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
  • Alysson Feliciano Lemos Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
  • Ana Cláudia Figueiredo Frizzo Universidade Estadual Paulista

Resumo

Objetivo: Identificar recursos educacionais específicos aplicados em Fonoaudiologia publicados no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (colocar por extenso, não se usa abreviatura em resumo) bem como as características dos recursos e das instituições participantes. Metodologia: Foi pesquisado o termo “Fonoaudiologia” no campo de busca do acervo, utilizando filtros e registro completo de cada recurso oferecido pelo acervo, com preenchimento de um protocolo. Resultados: Foram encontrados 48 recursos disponíveis associados ao termo “Fonoaudiologia” e dois estiveram inacessíveis. Os recursos acessíveis foram disponibilizados em português brasileiros e direcionados à educação de nível superior. Os resultados observados nos protocolos indicam que os recursos disponíveis eram de três tipos: texto (em formato pdf), vídeo (em formato MPEG-4) e material multimídia (HTML), formato em que a maioria dos recursos se encontra. Os assuntos gerais abordados nos recursos foram: acidentes e violência, saúde da pessoa idosa e promoção da saúde e educação em saúde. Relacionados a esses temas gerais como linguagem, cognição, audição, disfagia, envelhecimento, equilíbrio, triagem fonoaudiológica, motricidade orofacial, voz, gênero, família, atuação profissional, geriatria, gerontologia e biossegurança. O número de colaboradores envolvidos na criação e desenvolvimento dos recursos variou de três a 25 indivíduos. O período de tempo com maior quantidade de publicações de recursos ocorreu entre 2014 e 2015. As instituições envolvidas nas publicações dos recursos encontrados foram: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essa com maior quantidade de publicações. Quanto aos objetivos específicos e educacionais dos recursos, foi identificada a abordagem do papel do fonoaudiólogo na atenção à pessoa idosa na atenção básica, na assistência e atendimento contra violência e a atuação do profissional fonoaudiólogo na atenção básica assim como atualizar o profissional da saúde acerca das políticas públicas aplicadas em sua prática. Conclusão: Concluiu-se que há recursos educacionais no ARES sobre Fonoaudiologia, disponíveis para utilização nas ações de educação permanente em saúde. Entretanto, se faz necessário maior investimento na publicação de recursos educacionais com assuntos específicos da Fonoaudiologia, facilitando as ações de educação permanente realizadas na prática profissional, assim como ampliando as oportunidades de ensino dos docentes na aprendizagem de estudantes de graduação e de pós-graduação.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Geovanna Laureano Tolentino, K., Nascimento, E., Feliciano Lemos, A. ., & Figueiredo Frizzo, A. C. (2022). Recursos Educacionais em Fonoaudiologia: Ações de Educação Permanente em Saúde . aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 13(2), 37–46. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6307