Comunicação como ferramenta de humanização hospitalar

Autores

  • Katyanna Petry Univali
  • Fabiola Hermes Chesani Univali
  • Stella Maris Brum Lopes Univali

Palavras-chave:

Comunicação, Humanização dos serviços, Serviços de saúde

Resumo

A humanização é a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde. O processo de humanização busca compreender os homens e criar meios para que estes compreendam-se através da comunicação e da integração dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação de um serviço de saúde na área hospitalar. É um estudo qualitativo que foi realizado em um Hospital e dividido em duas etapas de pesquisa, a primeira foi de observação, e na segunda etapa foram realizadas oficinas com oito profissionais das diferentes áreas para refletir junto com a equipe de trabalho os problemas de comunicação existentes na instituição. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados obtidos nas duas fases da pesquisa foram separados em duas categorias estabelecidas a priori: Comunicação e Valorização Profissional. Os resultados indicam problemas em todas as fases do processo de comunicação e uma gestão deficiente que comprometem a qualidade dos serviços e geram insatisfação dos profissionais que buscam uma maior valorização profissional. O processo de trabalho humanizado está baseado no respeito, na organização da instituição, na valorização profissional e na forma como as pessoas se comunicam. 

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Petry, K., Chesani, F. H., & Brum Lopes, S. M. (2017). Comunicação como ferramenta de humanização hospitalar. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 77–85. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4195

Edição

Seção

Artigos originais