Riscos infecciosos no ambiente escolar: relato de experiência com escolares através de metodologia ativa
Keywords:
Microbiologia, infecção, Educação em Saúde, Metodologias Ativas, Problematização.Abstract
Metodologias Ativas de Ensino constituem formas de mediação que vêm superar concepções pedagógicas que não respondem de maneira adequada aos desafios da complexidade contemporânea. Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde em uma escola de ensino fundamental na cidade de Belém através da metodologia da Problematização através do Arco de Maguerez o qual compreende cinco etapas: observação da realidade e definição do problema; identificação dos pontos-chave; teorização; hipóteses de solução; e aplicação à realidade que foram rigorosamente seguidas no processo de intervenção com a comunidade. Foi priorizada uma abordagem lúdica e participativa o que ratificou que Metodologias Ativas possibilitam realizar esta intervenção com eficácia e mobilizam diferentes atores do ambiente estudantil para a percepção e busca de solução dos problemas.
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3. Participei da aprovação da versão final do manuscrito;
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5. Caso não tenha incluído sessão de Agradecimentos, certifico que nenhuma pessoa fez qualquer contribuição substancial para sua confecção.
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