A Investigação Apreciativa como tecnologia para a pesquisa em Saúde Coletiva

Autores

  • Luana Gabriele Nilson Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dalvan Antônio de Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo José Dallegrave Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
  • Rodrigo Otávio Moretti Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Investigação Apreciativa, Saúde Coletiva, Técnicas de Pesquisa.

Resumo

As características do trabalho em saúde convidam à busca por tecnologias que possibilitem construir formas de entendimento entre as pessoas, valorizando a multiplicidade e respeitando os diferentes protagonistas envolvidos no fazer saúde. Assim, o Construcionismo Social, ao valorizar os efeitos da interação e do processo relacional e dos discursos discidentes, cria espaços que consideram cultura e história locais, oportunizando falar de saúde além da doença. Esse estudo apresenta a Investigação Apreciativa como uma tecnologia para a pesquisa construcionista em saúde, com foco nas descrições apreciativas através da linguagem. Iniciamos contextualizando sua inserção no campo da saúde coletiva, seguindo para a apresentação enquanto modelo metodológico. Na sequência, uma breve relação da Investigação Apreciativa com o trabalho em saúde e para o trabalho em saúde, para então apresentar como podemos aplicar esta tecnologia para fazer pesquisa.

ABSTRACT - The characteristics of work in the health area encourages the search for technologies that enable building understanding between people, valuing the multiplicity and respecting the different actors involved in health practices. Thus, Social Constructionism, by enhancing the effects of interaction, relational process and divergent speeches, creates spaces that consider local culture and history, providing opportunities to talk about health beyond disease. This study presents the Appreciative Inquiry as a technology for constructionist research in health, focusing on appreciative descriptions through language. We begin by contextualizing its integration into the public health field, heading for the presentation as a methodological model. Following a brief relation between the Appreciative Inquiry's and the health work, and then present how we can apply this technology in researches.
Keywords: Appreciative Inquiry; Public Health; Investigative Techniques.

Biografia do Autor

Luana Gabriele Nilson, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Centro de Ciências da Saúde - UFSC. Membro do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Transformação Social.

Dalvan Antônio de Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Nutricionista, membro do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Transformação Social.

Rodrigo Otávio Moretti Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC (2012-2015). Editor Chefe do Periodico "Saúde & Transformação Socia/Health & Social Change" (ISSN 2178-7085). Docente do quadro peramente do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina. Especializado em Saúde da Família (Polo de Educação Permanente do Nordeste Paulista/Ministério da Saúde através da EERP/USP). Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Medicina Social (FMRP/USP). Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Pos-Doutorado em pesquisa na temática do uso de Alcool e Drogas pela CICAD/Organização dos Estados Americanos (através de programa da SENAD e EERP-USP). Tem por interesses Construcionismo Social, Teoria Crítica e Violência.

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Publicado

2015-01-24

Como Citar

Nilson, L. G., de Campos, D. A., Dallegrave, E. J., & Moretti Pires, R. O. (2015). A Investigação Apreciativa como tecnologia para a pesquisa em Saúde Coletiva. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 5(3), 01–09. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2905

Edição

Seção

Pesquisa, Teoria e Metodologia