Comunicação como ferramenta de humanização hospitalar
Palavras-chave:
Comunicação, Humanização dos serviços, Serviços de saúdeResumo
A humanização é a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde. O processo de humanização busca compreender os homens e criar meios para que estes compreendam-se através da comunicação e da integração dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação de um serviço de saúde na área hospitalar. É um estudo qualitativo que foi realizado em um Hospital e dividido em duas etapas de pesquisa, a primeira foi de observação, e na segunda etapa foram realizadas oficinas com oito profissionais das diferentes áreas para refletir junto com a equipe de trabalho os problemas de comunicação existentes na instituição. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados obtidos nas duas fases da pesquisa foram separados em duas categorias estabelecidas a priori: Comunicação e Valorização Profissional. Os resultados indicam problemas em todas as fases do processo de comunicação e uma gestão deficiente que comprometem a qualidade dos serviços e geram insatisfação dos profissionais que buscam uma maior valorização profissional. O processo de trabalho humanizado está baseado no respeito, na organização da instituição, na valorização profissional e na forma como as pessoas se comunicam.
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