Riscos infecciosos no ambiente escolar: relato de experiência com escolares através de metodologia ativa

Autores

  • Aluísio Ferreira Celestino Júnior Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0002-1472-5155
  • Eliseth Costa Oliveira Matos Universidade do Estado do Pará
  • Brenda Lima Filocreão Universidade do Estado do Pará
  • Carla Costa da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Monise Isabelly Souza Soares Universidade do Estado do Pará
  • Ruth Carolina Leão Costa Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Microbiologia, infecção, Educação em Saúde, Metodologias Ativas, Problematização.

Resumo

Metodologias Ativas de Ensino constituem formas de mediação que vêm superar concepções pedagógicas que não respondem de maneira adequada aos desafios da complexidade contemporânea. Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde em uma escola de ensino fundamental na cidade de Belém através da metodologia da Problematização através do Arco de Maguerez o qual compreende cinco etapas: observação da realidade e definição do problema; identificação dos pontos-chave; teorização; hipóteses de solução; e aplicação à realidade que foram rigorosamente seguidas no processo de intervenção com a comunidade. Foi priorizada uma abordagem lúdica e participativa o que ratificou que Metodologias Ativas possibilitam realizar esta intervenção com eficácia e mobilizam diferentes atores do ambiente estudantil para a percepção e busca de solução dos problemas.

Biografia do Autor

Aluísio Ferreira Celestino Júnior, Universidade do Estado do Pará

Docente da Universidade do Estado do Pará,  Doutorado em biologia de agentes infecciosos e parasitários

Eliseth Costa Oliveira Matos, Universidade do Estado do Pará

Docente da Universidade do Estado do Pará - doutora em Doenças Tropicais

Brenda Lima Filocreão, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do terceiro período de enfermagem

Carla Costa da Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do terceiro período do curso de enfermagem

Monise Isabelly Souza Soares, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do terceiro período de enfermagem

Ruth Carolina Leão Costa, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de Enfermagem

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Publicado

2017-07-21

Como Citar

Celestino Júnior, A. F., Matos, E. C. O., Filocreão, B. L., Silva, C. C. da, Soares, M. I. S., & Costa, R. C. L. (2017). Riscos infecciosos no ambiente escolar: relato de experiência com escolares através de metodologia ativa. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 8(2), 128–134. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3661

Edição

Seção

Experiências Transformadoras