A origem do Portal de Periódicos e do Laboratório de Periódicos Científicos é o primeiro “Simpósio de Comunicação Científica: desafios da inclusão digital”, realizado no dia nove de maio do ano de 2006, em Florianópolis, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, promovido pelo periódico científico Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com o apoio do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Portal de Periódicos UFSC foi criado em 05 de maio de 2008, quando da realização do segundo Simpósio de Comunicação Científica. Desde então, foram iniciadas as ações que se buscavam a institucionalização do Portal, conforme consta no relato publicado por Rodrigues et al (2008, p. 255) que destaca a necessidade de garantia, por parte da UFSC, dos recursos (Facchin et al, 2006) necessários para a continuidade e expansão de estrutura física, tecnológica e de recursos humanos para a segurança operacional do portal.  

Com a expansão das demandas, o Portal de Periódicos se transfere para a Biblioteca em maio de 2009 e é criada a Incubadora de Periódicos UFSC, denominada posteriormente Laboratório de Periódicos Científicos UFSC, para atender os títulos novos e realizar pesquisas sobre temas correlacionados no Departamento de Ciência da Informação.

0 Portal de Periódicos UFSC está organizado em quatro elementos interdependentes:

1) O Portal de Periódicos UFSC é administrado pela Biblioteca Universitária (Sistema de Bibliotecas - SIBI) da UFSC, que tem proporcionado sustentabilidade e articulado a segurança dos periódicos científicos da UFSC, aprovados de acordo com as diretrizes do Portal, além disso, incentiva e protagoniza a qualificação continuada, por meio de assessoria técnica e cursos de capacitação oferecidos aos editores;

2) O Laboratório de Periódicos Científicos UFSC, organizado pelo Departamento de Ciência da Informação (CIN), com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), que abriga os novos títulos, os em implantação e/ou recuperação na plataforma Incubadora de Periódicos, auxiliando os editores na adequação aos critérios de qualidade de cada área do conhecimento, visando sua inserção no Portal de Periódicos da UFSC; 

3) Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), na gestão das tecnologias de informação e comunicação, com ênfase nas questões de segurança e de preservação dos arquivos digitais e nas atualizações e migrações da plataforma de editoração (atualmente o sistema SEER/OJS); e

4) Conselho Consultivo e Deliberativo (CCD), gestor do Portal de Periódico UFSC, com representação de diversas instâncias da UFSC, designado por Portaria emitida pela Reitoria da UFSC, que delibera sobre os regimentos, entrada e permanência de títulos no Portal e no Laboratório e sobre as ações dos envolvidos.

 

Objetivos – Metas

A função do Laboratório de Periódicos Científicos UFSC é atuar junto aos editores para prover condições adequadas para que o periódico atenda os requisitos de qualidade de sua área de atuação a fim de atingir os índices recomendados pelo estrato B2 do Qualis CAPES ou do Scielo.

Os serviços prestados aos editores pelo Laboratório de Periódicos Científicos UFSC estão centrados na parte técnico-científica, cabendo ao editor a responsabilidade exclusiva sobre as questões de conteúdo, diagramação e periodicidade. Os serviços são organizados em três partes principais: planejamento e instalação do periódico, suporte e capacitação aos editores e bolsistas e revisão sistemática das edições, com ênfase na padronização e metadados visando a qualificação de cada periódico, destacando: 

a)     assessoramento aos editores sobre critérios de avaliação de revistas científicas e estratégias de atendimento as especificidades de cada área do conhecimento;

b)    capacitação aos editores e bolsistas sobre o uso da plataforma SEER para editoração;

c)     acompanhamento do atendimento às normas e formatação dos artigos: a cada edição a equipe do laboratório revisa todos os artigos e o sumário dos fascículos para monitorar a conformidade as normas vigentes e metadados, garantindo a qualidade de cada edição.

Uma vez instalado o periódico no site do Laboratório,  são realizadas avaliações e conferências constantes. Em cada nova edição, antes da publicação, é feita uma revisão detalhada, com especial atenção às exigências normativas e é gerado um relatório que é enviado ao editor para que sejam realizadas as correções. Atualmente a Laboratório atende seis revistas
Endereço:

Centro de Ciências da Educação - CED

Bloco B, 2º Andar, Sala 211

Telefone: (48) 3721-2237

 

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