Use of HQ for the teaching of sustainable materials and processes - an alternative to cultural change of learning in design

Autores

Palavras-chave:

Materiais, Sustentabilidade, Design, Ensino, Histórias em quadrinhos

Resumo

The teaching of materials and processes is directly related to the context of more sustainable design solutions. However, the transmission of knowledge to new generations needs innovative approaches, supported by the cultural changes of recent years and inter- and intra-generational differences. This paper presents the development process of a series of publications for teaching more sustainable materials and processes that meet the demands of a new generation of design students using HQs (Comics) as a tool. To achieve this goal, we searched for references in comics, elaborated theoretical and practical studies in a research method adapted to the pandemic context. The results presented so far show the development of the HQ for the first volume.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Machado Ferroli, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) na área de Design de Produto e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor associado I do CCE-EGR, curso de Design de Produto da UFSC. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Materiais Industriais, Processos de Fabricação e Metodologia de Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, fábricas de subprodutos de origem animal, sustentabilidade em projetos, eco-design. É co-editor da revista MIX Sustentável e co-organizador do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade Aplicada em Projetos. Participa pelo INEP de avaliações de curso e institucionais.

Yasmin Curvelo Doehl, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduanda em Design - bolsista SECART

Julia Cipriani Prada, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Graduanda Animação - bolsita SECART

Lisiane Ilha Librelotto, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Engenheira Civil pela UFSM (1995), especialista em Gestão da Qualidade pela UFSM (1997), mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC(1999, 2005) e pós-doutora em construção sustentável pelo Instituto Politécnico de Leiria - IPL - ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria, Portugal. Foi professora da UNISUL (1999-2011) e UNIVALI (1999-2010) nos cursos de engenharia civil, arquitetura e design. Hoje, é professora Associada da UFSC, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Suas atividades englobam as áreas de Tecnologia, Sistemas Construtivos, Gestão, Sustentabilidade e Inovações. Possui (u) projetos de pesquisa e extensão com financiamento do CNPQ,CAPES, FAPESC, CONFEA e MEC/SESU. Possui artigos e livros publicados. Participa de bancas de TCC, especialização, mestrado e doutorado. Orienta mestrado e doutorado no PósARQ/UFSC È organizadora e idealizadora do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto.. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB (CNPq) e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC. (CNPq). Seu maior interesse de pesquisa foca a diversificação tecnológica da construção habitacional e emprego de estratégias que promovam a sustentabilidade no setor de edificações. È membro das redes LENS/Brasil, LENSin (Lerning Networking on Sustainability) e Terra Brasil/Próterra.

Ana Veronica Paz y Mino Pazmino, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999); Doutorado em Design pela PUC-RJ (2010). É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Tem experiência na área de design de produto e em Métodos de Projeto, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos de projeto, design social, design ambiental e ensino de design.

Referências

AITKEN, Ashley; HATT, Gillian. A Preliminary Evaluation of the Use of Graphic Novels in Teaching Information Systems. 2012.

CARVALHO, Letícia dos Santos e MARTINS, André Ferrer Pinto. Os quadrinhos nas aulas de Ciências Naturais: uma história que não está no gibi. Revista Educação em Questão, Natal, v. 35, n. 21, p. 120-145, maio/ago, 2009.

CASAREJOS, Fabricio; FROTA, Mauricio Nogueira; GUSTAVSON, Laura Morten. Higher education institutions: a strategy towards sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 2017.

DE ARAUJO, Gustavo Cunha; MIGUEL, Jose Carlos. O letramento estético na educação de jovens e adultos. Acta Scientiarum. Education, v. 40, n. 2, 2018.

DE ASSIS, Elias Santiago. A confecção de histórias em quadrinhos como mecanismo de aprendizagem de geometria. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 2, 2019.

FANTINI, Carolina Aude; DE SOUZA, Naiara Célida Dos Santos. Análise dos fatores motivacionais das gerações baby boomers, X, Y e Z e as suas expectativas sobre carreira profissional. Revista iPecege, v. 1, n. 3/4, p. 126-145, 2015.

GOMEZ, Christopher. Teaching physical geography at university with cartoons and comic strips: Motivation, construction and usage. New Zealand Geographer, v. 70, n. 2, p. 140-145, 2014.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma Breve História da humanidade. Porto Alegre: L&PM Editores, 2015.

HARARI, Yaval Noah; VANDERMEULEN, David; CASANAVE, Daniel. Sapiens – o Nascimento da humanidade. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2020.

HUMPHREY, Aaron. Beyond graphic novels: illustrated scholarly discourse and the history of educational comics. Media International Australia, v. 151, n. 1, p. 73-80, 2014.

KARA, Helen; BROOKS, Jenni. The Potential Role of Comics in Teaching Qualitative Research Methods. The Qualitative Report, v. 25, n. 7, p. 1754-1765, 2020.

KELLY, Frances. Supervision Satirized: Fictional narratives of student—supervisor relationships. Arts and Humanities in Higher Education, v. 8, n. 3, p. 368-384, 2009.

LEITE, Mônica Regina Vieira. Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da história e filosofia da ciência ao ensino dos elementos químicos. Dissertação (Mestrado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.

LIBRELOTTO, Lisiane Ilha; FERROLI, Paulo Cesar Machado; MUTTI, Cristine do Nascimento; ARRIGONE, Giovani Maria. A Teoria do Equilíbrio - Alternativas para a Sustentabilidade na Construção Civil. Florianópolis: DIOESC, 2012.

LOZANO, Rodrigo et al. Declarations for sustainability in higher education: becoming better leaders, through addressing the university system. Journal of Cleaner Production, v. 48, p. 10-19, 2013.

MACÊDO, Chryss Ferreira. História Em Quadrinhos Como Ferramenta Para Projetos No Ensino Superior. 2021, pp. 53–59.

MADEIRA, Ana C.; CARRAVILLA, Maria Antónia; OLIVERIA, José F. Oliveira; COSTA, Carlos A. V. A Methodology for Sustainability Evaluation and Reporting in Higher Education Institutions. High Educ Policy 24, 459–479 (2011). https://doi.org/10.1057/hep.2011.18

MARINO, Daniela dos Santos Domingues; LINDEMBERG Pereira dos Santos. “AS APLICAÇÕES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM ATIVIDADES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA.†Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, vol. 3, no. 1, 2014.

NEVES, Sílvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. 2012. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais) —Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2012.

OLIVEIRA, Vera Lucia Menezes et al. Research on language and technology at Federal University of Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-graduação, v. 10, n. 22, p. 921-942, 2013.

PRESSER, Alexandra; BRAVIANO, Gilson. Contribuições da hipermidia nas Histórias em Quadrinhos para a experiência de leitura e aprendizagem. Brazilian Journal of Information Design, v. 15, n. 1, p. 63-80, 2018

PRIEGO, Ernesto; FARTHNING, A. Barriers Remain: Perceptions and Uses of Comics by Mental Health and Social Care Library Users. Open Library of Humanities, v. 6, n. 2, p. 4, 2020.

PURSITASARI, Indarini Dwi; SUHARDI, Eka; PUTIKAH, Tuti. Fun science teaching materials on the energy transformation to promote students’ scientific literacy. Journal Penelitian dan Pembelajaran IPA, v. 5, n. 2, p. 155-168, 2019.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, 2008.

ROSSO, Alexandra Teixeira de, et al. “Histórias Em Quadrinhos Em Nível Superior Como Ferramenta De Ensino/Aprendizagem: Um Levantamento Bibliográfico. Razón y Palabra, vol. 18, 2015, pp. 150–159.

SILVA EVANGELISTA da, Tatiane. Relato de experiência: cálculo em quadrinhos. Revista Internacional de Educação Superior, v. 6, p. e020007-e020007, 2020

SILVA, ANIELSON BARBOSA DA; SANTOS, GABRIELA TAVARES DOS; BISPO, Ana Carolina Kruta De Araujo. The comics as teaching strategy in learning of students in an undergraduate management program. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 18, p. 40-65, 2017.

SINDHWANI, Shyamli et al. A Multidisciplinary Study of Eye Tracking Technology for Visual. Intelligence. Education Sciences, v. 10, n. 8, p. 195, 2020.

WILLIAMS, Paul et al. The academic study of comics within degree programmes in English literature. Journal of Graphic Novels and Comics, v. 5, n. 2, p. 211-228, 2014.

Downloads

Publicado

2023-03-04

Edição

Seção

Artigos