Design centrado no designer: autoria e autoimagem no trabalho de Stefan Sagmeister

Autores

  • Marcos Andre Franco Martins ESDI/UERJ
  • Camila Souza Rodrigues ESDI/UERJ

Palavras-chave:

Autoria, Autoimagem, Stefan Sagmeister, Corpo.

Resumo

O trabalho de Stefan Sagmeister se destaca pelo caráter experimental, autoindulgente e pelas características que visualmente identificam a sua autoria. Em grande parte de seus trabalhos – com destaque para os que têm como público-alvo os próprios designers – observa-se o uso da sua autoimagem como parte da composição e isso reforça a divulgação dentro da própria área. Nesta pesquisa pretende-se observar empiricamente de que maneira os indícios de autoria se revelam nos trabalhos do designer. A análise se dá através do levantamento do seu portifólio e da observação de elementos que, em conjunto, constituem o seu estilo, em especial, o uso do seu próprio corpo como recurso gráfico.

Biografia do Autor

Marcos Andre Franco Martins, ESDI/UERJ

2005-2009 -  Phd in Communications Science, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brazil

2007-2008 -  Doctorate “sandwich” (visiting student), Princeton University, Princeton, USA

1990-1992 -  MFA in Computer Art, School of Visual Arts, New York, USA

1980-1984 - BA in Graphic Design, Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro, Brazil

Camila Souza Rodrigues, ESDI/UERJ

2013-2015 - Mestrado em andamento em Design. Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ. Bolsista Capes

2010-2011 - Graduação em Design Gráfico - Comunicação Visual. Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Bolsista integral
2006-2010 - Graduação em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing. Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Bolsista integral
2002-2005 - Graduação em Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.  

 

 

Downloads

Publicado

2014-11-19

Edição

Seção

Artigos