Applicability of Web 2.0 Tools to Enable Design Management in Collaborative Platforms

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Design, Ferramentas da Web 2.0, Plataformas Colaborativas.

Resumo

As plataformas colaborativas associadas a ferramentas da Web 2.0 proporcionam um espaço para aproximação e interação entre as empresas, clientes, fornecedores e interessados em geral, os quais se comunicam, compartilham ideias e executam tarefas em conjunto com a equipe da empresa no desenvolvimento de produtos/serviços, em um processo colaborativo. Neste sentido, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 na viabilização da Gestão de Design em plataformas colaborativas, em busca de conceber ideias inovadoras, aumentar a produtividade e servir como uma estratégia competitiva. Como resultados, observa-se que esta abordagem baseada na junção de tais ferramentas, beneficia os negócios da empresa, bem como a execução das tarefas, facilitando a ações de design, entregando produtos/servços de forma mais assertiva e eficaz.

Biografia do Autor

Giorgio Gilwan da Silva, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Atuou na área de design editorial e campanhas em 2004/2005 na agência publicitária Heliane Martins. Em 2005, participou como designer da agência Ápice Tecnologia. De 2006 até 2010 atuou como designer na WMídia Tecnologia da Informação. Ingressou em 2009 no magistério superior e é atualmente coordenador do Curso Tecnológico de Design Gráfico, dos Bacharéis em Design com Linha de Formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital e Publicidade e Propaganda. Coordenou o CST em Produção Publicitária, Fotografia e a Pós-graduação em Ilustração, Universidade do Vale do Itajaí, Campus Florianópolis. Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, UDESC (2005), Especialização em Design Gráfico e Estratégia Corporativa UNIVALI (2006) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina EGC/UFSC (Conceito CAPES 6) (2011). Doutor no Programa de Pós-graduação em Design da UFSC, 2015/2018. Em 2014 foi nomeado membro do Conselho de Administração Superior - CAS de 2014 até 2016, e atualmente é suplente do CONSUN (Conselho Universitário). Também atuou como membro das Comissões Assessoras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, INEP na elaboração da provas do ENADE do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico 2015 e 2018, mandatos das Portarias INEP nº54 e nº151. Participa do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Design UNIVALI. Avaliador do Banco Nacional de Avaliadores do Sinais - Basis, Portaria nº 375, de 9 de junho de 2020.

Anita Maria da Rocha Fernandes, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Licenciada em Ciências pela Universidade Vale do Rio Doce (1989),graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Vale do Rio Doce (1992), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, professora pesquisadora - UNIVALI e líder do Grupo de Inteligência Aplicada da UNIVALI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial aplicada a saúde, educação e meio ambiente, data science, e big data. É coordenadora do curso de Ciência da Computação da UNIVALI na Grande Florianópolis (Campus Kobrasol), e do Curso Superior de Tecnologia em Ciência de Dados. Coordena também a Pós-Graduação em Big Data da UNIVALI. É professora do Mestrado em Computação Aplicada da UNIVALI 

Tiago Vinícius Ficagna, Univali - Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Design Industrial e pós graduação em Design Gráfico e Estratégias Corporativas pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). É mestre em Computação Aplicada na UNIVALI. Atualmente é professor Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Design gráfico e Design de Jogos Digitais com ênfase em Desenho de Interfaces e modelagem 3d atuando principalmente nos seguintes disciplinas: interface, semiótica e desenvolvimento de jogos e desenvolvimento web.

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Publicado

2022-07-27

Edição

Seção

Artigos