Caixas de autoatendimento em supermercado: uma análise da usabilidade

Autores

  • Giovana Mara Zugliani Bortolan Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jessica Celeski Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Gitirana Gomes Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alexandre Amorim dos Reis Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

caixas de autoatendimento, Usabilidade, Supermercado.

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar um sistema de autoatendimento de um supermercado localizado em um shopping-center de Florianópolis-SC e listar as dificuldades experienciadas pelo público. Através de um referencial teórico, observação sistemática, aplicação de questionário presencial e online, foram coletadas informações acerca da interação com o caixa de autoatendimento.

Biografia do Autor

Giovana Mara Zugliani Bortolan, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Design (2018) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na área de concentração em Métodos para Fatores Humanos - linha de pesquisa Interfaces e interações físicas atuando no desenvolvimento de instrumento psicométrico para avaliação do desconforto visual subjetivo. Possui técnico de nível médio em Design de Interiores (2013), pela instituição de ensino Senac, campus Bauru. Graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Realizou pesquisas de iniciação científica com bolsa PIBIC/Unesp relacionadas a arte e joia e joalheria contemporânea brasileira.

Jessica Celeski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Design na Universidade Estadual de Santa Catarina, área de pesquisa: fatores humanos, linha de pesquisa: interfaces e interações físicas. Pós-graduada em Master em Arquitetura e Lighting no IPOG - Florianópolis. Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, com qualificação profissional em Design de Móveis, de Utilidades, de Eletroeletrônicos e de Embalagens.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade, assim como no curso de pós-graduação em Design da UFSC. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, e desenvolvimento de TAs, metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Alexandre Amorim dos Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Design Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1993), Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É Professor Associado com dedicação integral na UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, foi membro do Comitê Assessor em Desenho Industrial - CA/DI (2011/14). Ocupou os cargos de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria, por duas gestões, Coordenador de Avaliação Institucional - Comissão Permanente de Avaliação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Implantou o Doutorado Interinstitucional em Design (PUC-RIO/UDESC, DINTER/CAPES). Foi membro do Comitê Assessor na Área de Design para o ENADE-INEP/MEC (2006-12). Foi membro do Conselho deliberativo da FAPESC, é consultor da FAPESP, da FAPESC, da FAPEMIG, da FACEPE, da Fundação Araucária e do Conselho Estadual de Educação/SC. Líder do Grupo de Pesquisas Ergonômicas em Design, Coordenador do Laboratório LPED. É Chefe do Departamento de Design, implantou e foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Design - PPGDesign. Atua em pesquisa e desenvolvimento em Design Industrial, em Ergonomia e Fatores Humanos: sistemas de imersão em realidade virtual, modelamento digital humano e sistemas virtuais de avaliação ergonômica.

Referências

ARAÚJO, F. S. Avaliação da experiência do usuário: uma proposta para a sistematização do processo de desenvolvimento de produtos. Tese. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores: parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. Banco de Informações de Tecnologia e Equipamentos para Supermercados. Disponível em: http://bits.abras.com.br/noticias/ 475/self-checkout-chega-em-americana-sp/. Acesso em: 4 jul 2017.

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS. APAS Show 2018 destaca atributos mais valorizados por consumidores nos supermercados. Disponível em: http://www.apasshow.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Release-Pesquisa-APAS-e-IBOPE_APROVADO.pdf. Acesso em 20/06/2018.

BACK N, OGLIARI A, DIAS A. & SILVA JC. Projeto Integrado de Produtos. Manole, Barueri, SP, 2008.

BITNER, Mary Jo; OSTROM, Amy L.; MEUTER, Matthew L. Implementing successful self-service technologies. Academy of Management Executive, Vol. 16, No. 4, p. 96-108, 2002.

BÜRDEK BE. História Teoria e Prática do Design de Produtos. Edgar Blücher, São Paulo, 2006.

CASTRO, E. V. de; CAMPOS, L. F. de A. Os caixas eletrônicos e o usuário idoso: uma discussão sobre a usabilidade e inclusão social. p. 3181-3191. In: Anais... do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.

DEAN, Dwane H. Shopper age and the use of self-service technologies. Managing Service Quality:

An International Journal, Vol. 18 Iss 3, p. 225 – 238, 2008.

FADIGATTI, Thaylla F. Mazzei; RIGOLINO, Marcelo Rolan; MEDOLA, Fausto Orsi; PASCHOARELLIi, Luis Carlos. Necessidades especiais e dificuldades do idoso no ambiente de supermercado: uma revisão dos aspectos ergonômicos. p. 224-232. In: Anais... do 15º Ergodesign & Usihc - Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1. São Paulo: Blucher, 2015.

JORDAN, P. W. An Introduction to Usability. Londres: Taylor & Francis, 2001.

MORAES, A. & MONT’ALVÃO, C (1998). Ergonomia: Conceitos e Aplicações. 2AB. Rio de Janeiro.

NIELSEN, J. Usability Engineering. San Diego: Academic Press, 1993.

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvone; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2007.

REVISTA SUPERHIPER. O retrato oficial do autosserviço brasileiro. Ano 44, Número 501, ABRAS, abril de 2018, p. 36-40.

SIMON, Françoise; UNUSIER, Jean-Claude. Cognitive, demographic, and situational determinants of service customer preference for personnel-in-contact over self-service technology. International. Journal of Research in Marketing: 24, p. 163–173, 2007.

TULLIS, T.; ALBERT, B. Measuring the user experience: Collecting, Analyzing, and Presenting Usability Metrics. Burlington: Morgan Kaufman, 2008.

WALKER, Rhett H.; JOHNSON, Lester W. Why consumers use and do not use technology-enabled services. Journal of Services Marketing, Vol. 20 Iss 2, p. 125 – 135, 2006.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos