Princípios da usabilidade e da acessibilidade a serem aplicados na TV para facilitar o acesso aos deficientes visuais

Autores

  • Icléia Silveira Universidade do Estadual de Santa Catarina
  • Giorgio Gilwan da Silva UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.

Palavras-chave:

Acessibilidade, TVDigital, Design, Deficientes.

Resumo

A pesquisa aborda os princípios da usabilidade e acessibilidade visando o acesso dos deficientes visuais à programação da televisão digital. A acessibilidade em comunicação é garantida pela legislação brasileira, por meio de decretos e normas. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa e descritiva com base em fundamentos teóricos, decretos e normas. Os resultados indicam as diretrizes do design e da W3C de acessibilidade que devem ser observadas para o acesso das pessoas com deficiência visual aos meios de comunicação, produtos e serviços.

Biografia do Autor

Icléia Silveira, Universidade do Estadual de Santa Catarina

Professora Efetiva do Departamento de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Coordenadora do LaCRIAT - Laboratório de Tecnologia e Economia Criativa. Área de atuação - Tecnologia do Vestuário, Ergonomia, Modelagem Plana e Moulage do Vestuário e Processos Produtivos; Gestão do Conhecimento em Negócios de Moda e Aprendizagem Organizacional.

Giorgio Gilwan da Silva, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.

Atua como Coordenador dos Cursos Tecnológicos de Design Gráfico e Fotografia e do Bacharelado em Design com linha de formação em Design de Jogos e Entretenimento Digital desde 2013 na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí em Florianópolis. Possui graduação em Design Gráfico UDESC (2005), Especialização em Design Gráfico e Estratégia Corporativa UNIVALI (2006) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina EGC/UFSC no Projeto Formação de Recursos Humanos para TV Digital com Foco em Conteúdo e Serviços (20011). Participa como membro da Câmara de Ensino do Conselho de Administração Superior CAS da Fundação Universidade do Vale do Itajaí - 2014/1. Tem experiência de mercado e de ensino nas áreas de Design Gráfico. Professor da UNIVALI, cursos de Design Gráfico, Produção Publicitária e Fotografia. Coordenador do Laboratório de Criação Digital.

Referências

ABNT-NBR 15290, 2005

A norma da ISO 9241-11

Preece, Rogers e Sharp (2005)

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

KAMINSKI, 2008

WCAG, 2008

ISO-9241. Ergonomic requirements for office work with visual displayterminals, Part 11 Usability Statements; Draft International Standard, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Artigos